Translate

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Aviação Transportadora angolana TAAG vai ser gerida pela Emirates



“”(…)  O acordo entre o Ministério dos Transportes de Angola e a administração da Emirates envolve um contrato de gestão de topo da TAAG pela companhia dos Emirados Árabes Unidos. A Emirates passará a nomear o Presidente do Conselho de Administração da TAAG e mais três administradores executivos, de um total de nove elementos.

"Nascerá uma nova TAAG, que se pretende alinhada com os padrões e o estado da arte a nível mundial", afirmou hoje o ministro dos Transportes angolano, Augusto da Silva Tomás.
Angola vai indicar cinco dos elementos para a administração da transportadora aérea, mas de acordo com informação transmitida no final da assinatura do acordo, a gestão corrente da TAAG será assegurada por uma Comissão Executiva composta pelos administradores executivos nomeados pela Emirates para as áreas Comercial, Operacional, Financeira e Administrativa.
Uma "aliança" que segundo o ministro angolano levará a TAAG "às melhores práticas, formação, 'know-how', tecnologia e experiência capaz de potenciar os gestores angolanos".
"Damos um passo decisivo rumo à transformação que se pretende a nível da governação e gestão da companhia", afirmou o ministro Augusto da Silva Tomás.

O acordo, segundo informação enviada à imprensa, visa fornecer à TAAG uma gestão profissional de nível internacional, libertando a empresa de problemas de eficiência e permitindo aumentar a oferta de destinos e melhorar o serviço e padrões de operacionalidade e segurança.
Será ainda possível reduzir custos de operação, através de economias de escala que resultem da aquisição de produtos e serviços na rede do grupo Emirates, assume a mesma nota, garantindo que estes objetivos serão alcançados sem prejuízo para os atuais trabalhadores da TAAG.
O novo aeroporto internacional de Luanda, em construção, e a afirmação da capital angolana como ponto central para captar ligações internacionais na região central africana são outros objetivos contemplados pelo acordo entre o Executivo angolano e a Emirates. “” – FONTE : NOTÍCIAS  AO MINUTO

Redes sociais Facebook e Instagram bloqueados na China



“”(…)  Milhares de manifestantes pró-democracia paralisam Hong Kong, no último fim de semana, e envolveram-se em confrontos com a polícia.
Fotografias dos confrontos têm sido amplamente divulgadas nos órgãos de comunicação de todo o mundo.
Nas redes sociais, basta procurar por hashtags como #hongkong para encontrar os mais diversos conteúdos que não deixam que o acontecimento seja esquecido, mesmo estando a ocorrer do outro lado do mundo.
Para travar a sua proliferação, de acordo com o The Independent, as autoridades chinesas bloquearam o acesso ao Facebook e Instagram.”” – FONTE : NOTÍCIAS  AO  MINUTO

Movimento Revolucionário continua a exigir o fim da impunidade em Angola



“”(…)  A "pressão da sociedade civil e dos partidos da oposição", considera Pedrowski Teca, terá levado o Presidente José Eduardo dos Santos a recuar na sua decisão de promover António Vieira Lopes a brigadeiro.
"No caso do Movimento Revolucionário", explica o jovem, o anúncio da realização da manifestação deu origem "a uma briga, uma troca de palavras no Governo Provincial, porque os funcionários não queriam receber a carta de comunicado da manifestação, conforme a lei determina". Seguiram-se quatro horas de discussão que levaram vários jovens a juntar-se na sede do Governo Provincial e que acabaram por levar um dos funcionários do gabinete jurídico do governador a ceder e a aceitar a comunicação. Segundo Pedrowski Teca, esta informação terá chegado ao gabinete do Presidente da República, "que tomou esta decisão".

Para o Movimento Revolucionário, as exigências – nomeadamente, justiça para o caso Kamulingue e Cassule - vão continuar a ser feitas até que sejam ouvidas. "É um caso bastante difícil, testemunhou vários vícios", considera Teca. E dá um exemplo: "Vimos a Procuradoria-Geral da República oferecer casas aos familiares das vítimas, foi uma tentativa de aliciamento".
"Nós, Movimento Revolucionário, vamos continuar a exigir que a justiça seja feita até ao final. Se virmos qualquer tipo de irregularidade, retomaremos a decisão de manifestar", garante o jovem. Ainda asssim, Pedrowski Teca espera que, "após a despromoção de Vieira Lopes, o caso volte ao Tribunal Provincial de Luanda e retome o percurso normal", mas o grupo, diz, terá de "exigir que os autores morais estejam presentes no caso". “” – FONTE : DW África

Portugueses lideram fraudes com vistos de trabalho



“”(…)  O sonho de um jovem trabalhador português de se fixar na capital angolana, numa empresa reputada e com um excelente ordenado, acabou recentemente, no aeroporto de Luanda. Após três meses experimentais na empresa angolana, uma das maiores na área dos refrigerantes, os funcionários do aeroporto de Luanda barraram-no quando ele pretendia regressar a Lisboa temporariamente. "Depois de analisarem os documentos, informaram-no de que o seu visto de trabalho era falso e colocaram-lhe um carimbo vermelho no passaporte. Vai ficar cinco anos proibido de entrar em Angola", contou fonte conhecedora do caso em Luanda.

Este jovem é um dos muitos portugueses que estão a ser detetados em Luanda com passaportes com vistos de trabalho falsos. Entre 15 nacionalidades, são os portugueses que lideram nesta fraude, segundo adiantou à Lusa o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) de Angola.”” – FONTE : DN

Aumento dos preços de combustíveis surpreende angolanos



“”(…)  Os preços dos combustíveis em Angola subiram 46,4 por cento desde o passado sábado.
Os cidadãos em Luanda dizem que foram surpreendidos com a subida dos preços dos combustíveis e pedem às autoridades maior sensibilidade na tomada de medidas que afectam as populações.
Para o economista e professor universitário José Matuta Cuato, a vida das populações vai encarecer ainda mais. “Uma subida de cerca de 45 por cento significa que aumenta o preço do táxi e tudo mais”, disse Cuato, quem também espera que o Executivo tenha explicações para a medida.

Desde o passado sábado, nas bombas de combustível, o litro de gasolina passou a custar 75 Kwanzas, o de gasóleo 50 Kwanzas e o de petróleo iluminante 35 Kwanzas.
Por outro lado, o quilograma de gás custa agora 45 Kwanzas fazendo com que a botija de gás de 6 quilos aumente para 270 Kwanzas, a de 12 quilos para 540 Kwanzas e a de 51 quilos para 2.295 Kwanzas.

Ainda de acordo com a nota publicada no site do Ministério das Finanças, o preço de fuel leve e pesado aumenta para 50 Kwanzas e 34 Kwanzas respectivamente, enquanto o quilograma de asfalto passa a custar 19 Kwanzas.”” – FONTE : VOA

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Angola inverte tendência e volta a descer



“”(…)  O IIGA visa informar e ajudar os cidadãos, sociedade civil, parlamentos e governos africanos a medir o progresso, sendo produzido desde 2007 pela Fundação Mo Ibrahim, homónima do milionário sudanês e que foi criada em 2006.
A avaliação é feita seguindo diferentes critérios, que estão agrupados em quatro categorias: Segurança e Estado de Direito; Participação e Direitos Humanos; Oportunidade Económica Sustentável; e Desenvolvimento Humano.

O melhor entre os países lusófonos é Cabo Verde (2.º), à frente de São Tomé e Príncipe (12.º), Moçambique (22.º), Angola (44.º) e Guiné-Bissau (48.º). “” – FONTE : DN