Translate

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Desabamento - Leste de Angola sem combustíveis há três dias



“”(…)  Uma nota de imprensa da concessionária angolana sublinha que a ponte sobre o rio Cacuilo desabou na segunda-feira, afetando o fornecimento de combustível para as províncias das Lundas Norte e Sul e do Moxico.
Para contornar a situação, a Sonangol informou que já identificou vias alternativas de transporte, prometendo que nas próximas 48 horas deverão partir do Lobito e do Huambo, por caminho-de-ferro, carregamentos de combustível com destino ao Luena, capital do Moxico, transportados depois por estrada para as Lundas.
Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África subsaariana, com uma média atual diária que ronda os 1,8 milhões de barris.
No documento distribuído hoje à imprensa, a Sonangol salienta que a medida é de caráter preventivo, até que a situação volte ao normal.
Em janeiro deste ano, o diretor nacional do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) e coordenador para a zona leste, Rafael Domingos, disse que estavam criadas as condições para a construção, no primeiro semestre do ano em curso, de novas pontes ao longo da estrada nacional 230, que passa pelos rios Luvo, Peso e Cacuilo.
A referida ponte permitia a ligação entre Luanda e outras cidades do litoral de Angola com as províncias do leste do país.
Também a ligação entre três municípios da província da Huíla e a cidade do Menongue, capital da província do Cuando Cubango, a sul, está cortada desde segunda-feira devido ao desabamento da ponte sobre o rio Liapeka.
A estrutura de betão foi construída na década de 1970 e ligava os municípios da Matala, Jamba e Kuvango com o Menongue.
Segundo uma fonte do INEA, na base da queda da ponte está o tempo de existência da mesma, agravada com as intensas chuvas que a província tem registado nos últimos dias.”” – FONTE :  NOTÍCIAS  AO  MINUTO

Mais de 9 mil portugueses inscritos em portal angolano de emprego



“”(…)  Numa informação enviada à agência Lusa, a empresa Jobartis indica que ultrapassou esta semana os 100 mil candidatos registados na sua base de dados online, à procura de emprego em Angola.
"Este dado mostra o aumento na utilização das novas tecnologias comprovado em Angola, as quais já não são apenas utilizadas como divertimento, mas também como ferramenta profissional", explica a Jobartis, que se descreve como o "único portal de emprego" com sede em Angola.

Do total de candidatos registados, 85% são angolanos. Acrescem 9% (9 mil) de portugueses e 3% (3 mil) de brasileiros, além de outros países, como Albânia ou Indonésia.
De acordo com a mesma informação, este portal recebeu "mais de 2500 vagas de emprego" em 15 meses, provenientes de mais de 1100 empresas. Destas oportunidades de emprego registadas, "aproximadamente 90% foram preenchidas com sucesso".
"Os setores que têm concentrado maior atividade têm sido o dos petróleos e a construção, com aproximadamente 40% do total das vagas registadas, seguido pelo setor das telecomunicações", refere o portal.”” – FONTE : Jornal de Notícias

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

OCDE 80% das mulheres angolanas são vítimas de violência doméstica



“”(…)  Oito em cada 10 mulheres em Angola já foi vítima de violência doméstica, segundo o relatório do Índice de Género e Instituições Sociais da OCDE divulgado hoje sobre a discriminação das mulheres.
O documento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) apresenta a prevalência de discriminação em instituições sociais e promove a importância de normas sociais convencionais na defesa da igualdade de género.
Enquanto que a média dos 108 países avaliados é de 30%, em Angola 80% das mulheres dizem ter sido vítimas de violência de homens, enquanto no outro extremo, no Canadá, apenas 7% das mulheres alegaram violência doméstica.

Angola ficou na 57.ª posição da tabela geral, registando também elevados níveis de discriminação no poder de decisão das mulheres dentro da família, no acesso a bens e recursos e na participação social e política.
O melhor desempenho regista-se no tratamento dos filhos, onde a desigualdade de género é considerada "baixa".

A edição deste ano do Índice pretende identificar e avaliar discriminação baseada no género em leis, atitudes e práticas em 160 países, mas só produz uma tabela de 108 países devido à falta de informação comparativa sobre o tema em alguns países, como Portugal, Cabo Verde ou São Tomé e Príncipe.”” – FONTE :  NOTÍCIAS AO  MINUTO

PJ faz buscas em casas e escritórios de Ricardo Salgado



“”(…)  SIC Notícias adianta que o juiz Carlos Alexandre está neste momento na sede do Novo Banco (antiga sede do BES). 

Decorre esta manhã uma megaoperação da Polícia Judicária que, segundo a SIC Notícias, tem no terreno 200 inspetores que estão a fazer buscas em bancos, na residência e escritórios de Ricardo Salgado e também nas residências de outros ex-administradores do BES.
A operação estende-se também à sede do grupo, em Lisboa, onde estará já o juiz Carlos Alexandre.
O Correio da Manhã avança que, em causa, estarão os atos de gestão do BES ao longo dos últimos anos: há suspeita de crimes de burla, falsificação de contabilidade, branqueamento de capitais, abuso de confiança e fraude fiscal qualificada.

A operação da Unidade de Combate à Corrupção da PJ decorre em articulação com o procurador Rosário Teixeira, do Departamento Central de Investigação e Ação Penal. Terá avançado em consequência da queixa crime que o Banco de Portugal apresentou ao Ministério Público em Setembro.”” - FONTE : DN

A Terra Peregrin de Isabel dos Santos vai notificar amanhã o regulador



“”(…)  A empresária angolana Isabel dos Santos vai amanhã notificar a Autoridade da Concorrência da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada à PT SGPS, disse ao Económico uma fonte próxima do processo.

A aprovação do regulador de mercado é uma das condições para o lançamento da OPA da Terra Peregrin, que oferece 1,35 euros por cada acção da PT SGPS, totalizando os 1,21 mil milhões de euros.

O prospecto e registo da oferta serão entregues até à próxima segunda-feira. A empresária também terá de justificar a fixação do preço, uma vez que não foram seguidas as regras de mercado.

Isabel dos Santos já deixou cair uma série de condições do anúncio preliminar, depois de a Oi as ter considerado "inaceitáveis", mas algumas continuam a estar presentes, nomeadamente a aprovação dos reguladores e a desblindagem dos estatutos da PT.”” – FONTE : Económico

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Activista diz que em Cabinda "ninguém pode abrir a boca"



“”(…)  "Em Cabinda a paz ainda não é uma realidade",  foi  uma das teses defendidas pelos participantes na mesa redonda da Omunga que tentou juntar na mesma mesa activistas cívicos de Cabinda e representantes da Presidência da República, do Executivo angolano e dos partidos políticos.
Entretanto, apesar de convidados, os representantes do poder não compareceram à mesa redonda.
A motivação, segundo José Patrocínio, da organização, é trazer novamente à baila a discussão deste assunto.
"Sentimos que a situação de Cabinda tem estado um pouco abafada, está no esquecimento da nossa agenda nacional de debates e os últimos acontecimentos demonstram que é necessário conversarmos", disse.

O Bloco Democrático se fez presente pelo seu secretario geral, o economista Filomeno Vieira Lopes, que considerou o actual plano de desenvolvimento para Cabinda desajustado.
Um dos que se dizem sentir-se marginalizados é o padre de Cabinda Casemiro Congo diz já não se surpreender com a perseguição que sofre.
"Eu já estou habituado que enquanto houver o MPLA e esse Governo de Angola eu não terei paz em Cabinda”, afirmou.
“Eu já aceitei esta minha condição de eterno escravo e prisioneiro, sei que a minha igreja só é perseguida por ser eu à frente daquilo e porque a minha igreja tem representado uma alternativa de vida daquelas populações de Cabinda", acrescentou, fazendo referência ao facto de as autoridades quererem encerrar a sua igreja.
O activista cívico José Marcos Mavungo disse que Cabinda ainda não está em paz. " Há ainda um conflito em Cabinda, ela está militarizada, vivemos em Cabinda sob a lei do chicote: Ninguém pode abrir a boca, criticar, todos os dias mesmo no local de serviço somos perseguidos e discriminados", denunciou.
Para além do Bloco Democrático, a Unita foi outro partido presente na mesa redonda organizada pela Omunga, com suporte da Open Society.”” – FONTE : VOA