Translate

Número total de visualizações de páginas

sábado, 29 de outubro de 2016

A Rádio Ecclesia debateu as Eleições em Angola e Reconciliação Nacional com intervenção de Carlos Lopes e convidados em 29-10-2016


A Rádio Ecclesia debateu “ Angola a caminho das eleições gerais e a que níveis de reconciliação e intolerância nos encontramos”, no dia 29-10-2016, com intervenções de Carlos Lopes e dos convidados ao programa, entre eles o Almirante André Mendes de Carvalho, Presidente do Grupo Parlamentar da CASA-CE.

A impossibilidade dos cidadãos angolanos que vivem na diáspora de votarem nas próximas eleições, é um Direito Constitucional violado pelo Executivo Angolano e pelo Titular do Poder Executivo. Está a ser estudada a presença de serviços multissectoriais especiais em consulados, nomeadamente em Portugal para registo de nascimento e emissão de cédulas. Podia-se nesse quadro proceder ao registo eleitoral dos angolanos na diáspora, só que não há vontade política para o efeito. O MPLA receia que os angolanos na diáspora votem em massa nos partidos da oposição e lá terão as suas razões para assim pensarem.

A reconciliação na nacional é um processo permanente que envolve toda gente e a intolerância política deve ser denunciada e os seus responsáveis julgados em conformidade. A impunidade individual e colectiva deve acabar em Angola.

O Presidente da República na mensagem do Estado da Nação na Assembleia Nacional, engajou-se num processo eleitoral com lisura, em liberdade e transparência, pelo que, os angolanos esperam tranquilamente que todos incidentes de percurso sejam resolvidos, para que as eleições gerais em 2017 decorram com toda a normalidade e que a alternância do poder no país seja uma realidade.


A Comissão Nacional Eleitoral deve desde já assumir os seus poderes no quadro da Lei Fundamental Angolana, garantindo que todo o processo eleitoral decorra sem interferências externas e que o eleitor angolano vote em liberdade, na escolha de novos governantes que resolvam os problemas do povo soberano de Angola.  

Sem comentários: