Translate

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Na véspera da reunião da Comissão Política da UNITA

Os membros da Comissão Política (… que são as centenas ) preparam-se para uma reunião que foi convocada,… para nada!

Os militantes deste partido, cuja voz não chega a Direcção do mesmo e ao ouvido do seu Presidente,… e vai-se lá saber porquê(!)…; não esperam nada de significativo desta reunião, principalmente ao nível da projecção da UNITA, como uma força política de relevância e apoiante de uma candidatura nas próximas eleições presidenciais no país.

A maior parte dos membros deste órgão, que devia ser o orientador da política estratégica do partido, foram escolhidos a « dedo », para não levantarem « ondas » contra a orientação do seu Presidente e seguidores, mais ou menos fiéis.

Haverá um esgrimar de influências desenvolvidas por grupos, ligados aos mesmos dirigentes de sempre, que relegarão para segundo plano as principais questões que os militantes gostariam que fossem debatidas, no seio do seu partido. Caso isto não venha a acontecer, o que prevejo, é que os eleitores angolanos vão continuar com a impressão que a UNITA não tem o poder suficiente para se afirmar como líder de oposição, nem de reunir na mesma, um consenso que leve a escolha de um candidato a próxima eleição presidencial.

Já são vários os candidatos, a somar ao actual Presidente da República que virá a sua candidatura a ser aclamada pelo seu partido em Dezembro do corrente ano, mais a previsível candidatura estatutária da UNITA, personificada no seu Presidente.

Com esta divisão natural dos diversos candidatos, está aberta uma forte possibilidade da candidatura do Eng. Eduardo Dos Santos «esmagar» sem piedade todos os seus adversários políticos nas presidenciais.

Se juntar-mos a isto, a retoma da « economia petrolífera angolana », cujo preço do petróleo foi fixado no actual OGE revisto em 37 dólares americanos, quando no mercado internacional está acima dos setenta dólares, mais o efeito do CAN que irá mexer com o eleitorado e o apoio internacional, que prefere lidar «com que está no poder» do que confrontar-se com uma «novidade inspirada e revolucionária», pouco sobra para oposição esperançada angolana gizar um rumo comum, credível e sério, que leve o eleitorado até as urnas, para mais uma vez acreditar que é possível mudar algo em Angola.

Em véspera da reunião da Comissão Política da UNITA, eu não vislumbro «fumo branco» na liderança da UNITA e muito menos, capacidade político-eleitoral na actual Direcção para lançar uma estratégia ganhadora nas próximas eleições presidenciais em Angola, que por certo, não serão este ano.

Sem comentários: