Translate

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2019

OUÇA JÁ A RÁDIO ANGOLA UNIDA (RAU): A 135ª Edição do programa “7 dias de informação em Angola “ em 25-7-2019.‏

Rádio Angola Unida (RAU): 135º Edição do programa "7 dias de informação em Angola" apresentado no dia 25-7-2019 por Serafim de Oliveira com análises e comentários de Carlos Lopes:

- A Agência de Investimento e Promoção das Exportações (AIPEX) de Angola anunciou que, nos últimos doze meses, deram entrada 155 novos projetos privados avaliados em 1,5 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros), com a China e Portugal a liderarem os investimentos. Dos 155 projetos registados, "nesse momento 38 estão, efetivamente, implementados, estão a funcionar", tendo sido já arrecadados cerca de 778 milhões de dólares (693 milhões de euros).

- O Governo angolano recebeu oficialmente o primeiro navio de investigação oceânica, construído na Roménia pela holandesa Damen e orçado em 80 milhões de dólares (71 milhões de euros). O navio Baía Farta, cujas ações iniciais de investigação estão previstas para finais de agosto ou princípio de setembro, é o primeiro do género em África e o terceiro a nível do mundo em termos de capacidade, laboratórios e autonomia.

- O presidente de Angola exonerou os ministros da Economia, Agricultura e Interior e trocou os governadores de Cabinda e Kuando Kubango, colocando Manuel Neto da Costa na Economia, Eugénio César Laborinho no Interior e António Francisco de Assis na Agricultura. Foram demitidos o governador da província de Cabinda, Eugénio César Laborinho, e Pedro Mutinde, governador de Kuando Kubango, entrando como substitutos Marcos Alexandre Nhunga em Cabinda e Júlio Marcelino Vieira Bessa em Kuando Kubango. O secretário de Estado para o Planeamento, Manuel Neto da Costa, será substituído por Samahina de Sousa da Silva Saúde, enquanto Alcino dos Prazeres Isata Francisco da Conceição foi exonerado do cargo de Secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República, sendo substituído por Lopes Paulo, acrescenta-se ainda na nota divulgada hoje em Luanda, que dá ainda conta da nomeação de Jorge Francisco Silveira para o cargo de Director-Adjunto do Cerimonial do Presidente da República.

- O Centro Político Administrativo de Luanda será erigido na orla marítima de Luanda, zona da Chicala, numa área total de 1.193.947 metros quadrados, compreendendo 28 edifícios ministeriais, secretariado do conselho de ministros, 37 casas protocolares, centro de convenções, um hotel protocolar, um campus judicial e outros serviços. O também denominado Bairro dos Ministérios, compreende igualmente "áreas inteiramente dedicadas à iniciativa privada", como centro de negócios, prédios de apartamentos, hotéis, restaurantes e zonas de lazer. A ser erguido em três anos numa parceria público-privada, onde as autoridades não avançaram os custos, limitando-se a informar que o investimento será amortizado em sete anos.

Os programas da Rádio Angola Unida (RAU) são apresentados e produzidos em Washington D.C.

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para Prof.kiluangenyc@yahoo.com.

PARA OUVIR: https://www.blogtalkradio.com/profkiluangenyc/2019/07/25/angola-crise-continuada-afugenta-investimento-estrangeiro?fbclid=IwAR0DoZSYR86MEYByQxIPkL9hNsseHQA8PA3tA-QOKCujLrQ5607iADa9224

Sem comentários: