Translate

Número total de visualizações de páginas

sábado, 9 de julho de 2016

A política monetária de combate a inflação em Angola debatido na RNA



A Rádio Nacional de Angola debateu hoje as políticas de combate a inflação em Angola no programa Tendências e Debates com a intervenção dos convidados.

Na minha opinião a inflação que está próxima dos 27%, muito acima daquela que o Executivo Angolano diz as famílias angolanas, deve-se as péssimas políticas monetárias definidas pelo Titular do Executivo Angolano e seus auxiliares, bem como, as orientações que envia ao Banco Nacional de Angola.

A oferta de produtos é escassa, porque a produção nacional no quadro da diversificação da economia é insuficiente e as importações diminuíram em virtude da dificuldade no acesso as divisas para pagamento dos produtos e serviços importados. A procura mantém-se e tem uma tendência a aumentar perante a ausência de políticas satisfatórias do Executivo Angolano, no aumento da produção nacional e colapso na distribuição dos poucos produtos provenientes do campo para os centros do consumo.

Os angolanos não sabem em que situação estão os programas de responsabilidade do Executivo, de escoamento dos produtos agrícolas do campo até ao consumidor como o PAPAGRO, que teve várias atualizações e injeção de capital mas que está parado, os créditos concedidos ao desenvolvimento agrícola de apoio a mulher rural, ao pequeno camponês que se dedica a agricultura de subsistência, nas pescas onde há necessidade contínua de importação de rações para a piscicultura, de barcos e acessórios de pescas, na indústria com as falhas de matérias prima maioritariamente importadas e de componentes para a manutenção de equipamentos, bem como, a redução generalizada de produtos nas prateleiras dos distribuidores, obrigando os consumidores a ficarem em longas filas e só poderem levar uma quantidade de artigos alimentares estipulada pelo comerciante.

A ineficácia das políticas monetárias e de combate a inflação por parte do Executivo Angolano e do BNA, deve-se também as grandes quantidades de «dinheiro vivo» em dólares americanos no mercado informal ( minuto 12:53 – 13:05 da gravação do programa ), não sabendo a sua proveniência e nem havendo um esforço do Executivo Angolano em averiguar quem abastece as kinguilas. Angola um dos países com maior circulação de dólares americanos fora do sistema bancário, sendo isso uma preocupação internacional sobre o branqueamento de capitais, lavagem de dinheiro e corrupção em grande escala. A desconfiança que existe sobre o sistema bancário angolano e o desconhecimento da quantidade de divisas que circula no mercado informal, são alguns fatores que neutralizam as políticas do Executivo Angolano.

Assim, não se espera que a inflação seja reduzida a curto prazo, que haja uma real diversificação da economia, que a mesma cresça e que o rendimento da maioria das famílias angolanas aumente e que se dignifique a vida dos angolanos.   

O Plano Nacional de Desenvolvimento de autoria do MPLA e seu Governo falhou e lançou as famílias angolanas na miséria e uma classe média que empobrece dia após dia.

A contestação social à má governação do Titular do Poder Executivo é algo que acontecerá a curto prazo, num regime de cariz ditatorial.


Sem comentários: