Translate

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Mãos Livres pede inquérito a morte de reclusa em Angola



“”(…)  A Associação Cívica Mãos Livres exige a realização de um inquérito para apurar a responsabilidade dos agressores de uma reclusa espancada até a morte na última sexta-feira, 14, na cadeia de Viana, na capital Angolana. Alegadamente, ela teria sido apanhada com um telemóvel.
Salvador Freire exige que as entidades realizem um inquérito para apurar a responsabilidade dos agressores.
Tudo terá começado quando as autoridades encontraram um telemóvel na cela da detida, o que é proibido em qualquer serviço prisional.
Aliás, recentemente, as autoridades queimaram vários celulares de funcionários encontrados nos estabelecimentos prisionais.
O presidente das Associação Mãos Livres lembra que não é primeira vez que as autoridades maltratam reclusos.
“A nossa constituição condena actos desta natureza, não se pode admitir que a cadeia continue a promover estes maus-tratos aos recursos”, disse Freire.

O advogado insiste que as autoridades devem promover um inquérito, sério e responsável para responsabilizar os verdadeiros assassinos.
“O ministério deve é na verdade abrir um inquérito para responsabilizar os verdadeiros autores”, pediu.
De recordar que o antigo director da cadeia de Viana, em Luanda,  e os seus colaboradores foram exonerados no ano passado e entregues à PGR para a devida responsabilização criminal, no âmbito do inquérito instaurado a 26 de Agosto.
A decisão foi tomada depois da divulgação nas  redes sociais de um vídeo no qual efectivos dos Serviços Prisionais, Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e agentes  policiais aparecem a espancar, com bastões,  murros e pontapés, detidos da referida cadeia. “” – FONTE : VOA

Sem comentários: