Translate

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A “LUPA” Nrº 6 - sobre a visita do Presidente Eduardo dos Santos ao Lobito.



O Presidente Eduardo dos Santos chegou hoje ao Aeroporto Internacional de Catumbela as 11h, onde foi recebido pelas autoridades locais e Membros Auxiliares do Executivo Central, tendo ficado a uma dezena de metros, separado pela sua apertada segurança pessoal, de um corredor de apenas três centenas de pessoas vestidas com as cores e bandeiras do MPLA.

Dirigiu-se depois para o renovado porto seco, terminal de contentores e mineiro do Lobito, numa coluna de jipes Mercedes, novamente rodeado pela sua segurança, e caminhou umas dezenas de metros, afastado das mulheres da OMA e de alguns jovens que tinham cartazes com a sua fotografia e bandeiras do MPLA, até entrar numa tenda para ouvir o Ministro dos Transportes a falar sobre o investimento no valor de 1% do PIB, efetuado naquele porto marítimo.

Na zona da restinga, mais precisamente no largo da Independência, fizeram-se presentes a senhoras da OMA, dos escuteiros a espera da comitiva do Presidente Eduardo dos Santos, que foi orientar a Reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros e ouvir do Governador de Benguela sobre o Plano de Desenvolvimento de Benguela (2013 – 2017), que tem mais de 700.000 habitantes e problemas visíveis em diversas áreas tais como, de infra estruturas, saneamento público e apoio a produção agrícola e pescas.
A referida reunião, que decorre no Edifício do Município do Lobito, quando terminar culmina com a oferta de bens as autoridades tradicionais e a sociedade civil.

O Presidente Eduardo dos Santos, reconheceu que as receitas do petróleo não vão ser suficientes para suportar os custos do Plano de Desenvolvimento Nacional, e por isso tem que se substituir as importações pela produção nacional, mobilizando o investimento privado para novos empreendimentos e felicitou o bom trabalho do Governador de Benguela, agradecendo a calorosa receção que teve.  

O Governador ao apresentar o Programa para o Desenvolvimento da Província de Benguela, começou por referir, que conta com um aumento de dotações do OGE de 2015, para esta Província e das imensas necessidades e a diversidade de problemas das populações, algo que o Camarada Presidente, não estaria a espera, mesmo com as imagens dos «investimentos assombrosos», quando elogiou o referido Governador.
Muito se conta com o investimento privado e com as parcerias públicas privadas, num país onde as poupanças nacionais não são significativas, o que obrigará a mais empréstimos para fazer face a este Programa e das outras Províncias, e como se sabe, a Província de Luanda será sempre aquela, que consome mais dotações do OGE e dos empréstimos vindos do exterior do país. 

Depois, segue-se um almoço privado com o Presidente Eduardo dos Santos, que ao fim da tarde regressa a Luanda, não prescindindo de dormir no seu palácio.

Ou seja, o Presidente Eduardo dos Santos foi ao Lobito fazer umas inaugurações no valor de um Bilião e Duzentos e Cinquenta Milhões de Dólares, ouvir durante algumas horas Programas e Planos concebidos mas de difícil de concretização.

Sem comentários: