Translate

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Segunda força da oposição em Angola apela à libertação de jovens ativistas



“”(…)  A Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), a segunda maior força política da oposição angolana, apelou hoje à libertação dos jovens ativistas detidos em Luanda, por suspeita de crime contra a Segurança de Estado.

Em comunicado, enviado hoje à Agência Lusa, o Conselho Presidencial da CASA-CE condenou "veementemente" aquilo que considera um "ato descomunal", pronunciando-se "contra este tipo de arbitrariedades".
A coligação política exigiu também às autoridades, no quadro da ética de governação republicana e democrática, "o uso do bom senso e retenção dos ânimos, por formas a se acautelar o deteriorar da já periclitante situação que graça por toda Angola".
A reação da CASA-CE vem na sequência da detenção, no sábado, em Luanda de 13 jovens em flagrante delito na sequência de diligências do Serviço de Investigação Criminal, e posteriormente de outros dois jovens, elevando o número de detidos para 15, hoje confIrmados pelo Procurador-Geral da República de Angola.

No comunicado, o Conselho Presidencial da CASA-CE sublinha que "não existe nenhum regime ditatorial que perdurou na história".
A CASA-CE considera que houve violação flagrante dos direitos fundamentais e de cidadania nos procedimentos das forças da lei e ordem, além "do já recorrente uso excessivo e abusivo dos meios de coerção contra os jovens".
"Está a tornar-se regra em Angola, o uso de violência e desrespeito aos direitos constitucionais dos cidadãos. Um regime que se diz democrático não pode continuar a perpetuar estas práticas", sublinha o comunicado. “” – FONTE : RTP

Sem comentários: