Translate

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 17 de março de 2015

BES Alguns administradores conheceram negociação de garantia angolana em 2013



“”(…)  O segundo bloco da auditoria que a Deloitte conduziu ao BES indica que alguns administradores do banco tiveram conhecimento da negociação da garantia estatal angolana aos créditos do BES Angola (BESA) em outubro de 2013.
"Em 31 de dezembro de 2013 o Estado angolano concedeu uma garantia ao BESA no valor de 5,7 mil milhões de dólares para cobertura de parte da carteira de crédito do BESA na mesma data, sendo que alguns administradores do BES tiveram conhecimento da negociação desta garantia (pelo menos) em outubro de 2013", indica a Deloitte no sumário executivo do bloco de auditoria dedicado às relações do BES com o BESA, a que a agência Lusa teve acesso.
O texto revela que houve transferências da conta do BESA no BES para "entidades relacionadas com o BES" e "entidades mencionadas nos meios de comunicação social como tendo ligação a responsáveis do BES e do BESA", embora a Deloitte não revele a identidade das mesmas.

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e tinha inicialmente um prazo total de 120 dias, até 19 de fevereiro, mas foi prolongado por mais 60 dias.
Os deputados ouviram esta manhã o presidente do BPI, Fernando Ulrich, e escutam de tarde o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.
Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do Grupo Espírito Santo (GES), designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades". “” – FONTE :  NOTÍCIAS  AO  MINUTO

Sem comentários: