Translate

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A “LUPA” Nrº 21 – A mensagem tardia do Presidente de Angola.




Primeiro sobem os combustíveis e depois informa-se o país do aumento verificado dias antes. Esta é a forma que o Presidente Angolano encontrou para dizer aos cidadãos, que o Ano de 2015 vai ser difícil, para o Povo, pois claro.

Mas disse mais.

Enalteceu a “sabedoria e o talento dos angolanos”. E fez muito bem, porque não fosse isso, a sobrevivência da maioria da população estaria pior do que está. Com a falta de emprego, resta aos jovens, as mamãs e as famílias angolanas, entrarem no «esquema» para conseguirem o “Pão de cada Dia” com a bênção de DEUS, porque até os expatriados admiram-se, como é que a maioria da população vive com menos de 2 USD/dia.

O Presidente afirmou, que apesar da baixa das receitas petrolíferas que vai afectar a economia, continuará com a política do combate a pobreza. Como é que vai reduzir a pobreza em Angola (?), diminuindo o investimento público, logo não criando condições de aumentar o emprego, cortando nas despesas na área da saúde e veja-se as declarações do Ministro da Saúde, quando afirma a estagnação na criação de novas unidades de saúde, o desinvestimento nas infra estruturas, escolas, habitação social, cesta básica, enquanto as despesas orçamentadas para fins não devidamente justificadas e explicadas são intocáveis., Percebe-se que o combate a pobreza é pura retórica política.  

Em relação a acabar com a intolerância política, apostar no diálogo na resolução dos problemas, sejam eles quais forem, terminando contra a violência e apelando para o cumprimento das normas constitucionais, o Presidente da República fica-se pelas boas intenções, porque não disse, que vai baixar instruções para não baterem nas mamãs zungueiras, nos jovens manifestantes, que os Partidos da Oposição podem abrir as suas Delegações nas 18 Províncias de Angola, colocando as suas bandeiras e fazer as suas passeatas pacíficas sem repressão, ou que a Procuradoria e os Tribunais comessem agir judicialmente contra os que violam os Direitos Humanos em Angola, trabalhando afincadamente nos processos que têm em mãos.

Que o país está mal, está! Que em 2015 não vai melhorar, não era preciso dize-lo. O povo já sabe o que este Executivo não faz para melhorar a suas vidas, a não ser que os 5 Biliões do Fundo Soberano de Angola, gerido pelo filho do Presidente, sirva para «tapar o défice orçamental», algo que o Presidente de Angola não refere.

Resta-nos as Eleições Gerais de 2017, porque as Autárquicas ficam a espera que a Assembleia Nacional em que o MPLA é maioritário, crie condições para que as mesmas sejam uma realidade, um dia em Angola, a revelia daquilo que a Constituição prevê. Ouvimos, que na opinião do Presidente de Angola, o Povo só se pode manifestar contra a má governação do país pelo actual Executivo, de 5 em 5 anos, quando é chamado para votar. Mas não é bem isso que a Constituição em vigor outorga, nomeadamente no que diz respeito a Democracia Participativa, que permite ao Povo, dizer de «sua justiça», quando e onde quiserem, até pelo Direito a Manifestarem-se, de exprimirem as suas opiniões e a indignarem-se quando veem os seus Direitos Fundamentais violados.

Foi simpático o Presidente de Angola, na sua mensagem para 2015, referir-se aos doentes e desemparados no país, pena é, é não se preocupar com eles nos próximos 365 dias.

Um Bom Ano 2015 para si, Senhor Presidente e família, apesar de ter «brindado» os Angolanos com um ano difícil, ou seja, mais um.   

Sem comentários: