Translate

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Goodyear paga multa de 14 milhões por subornos em Angola e no Quénia



“”(…)  A Goodyear, multinacional fabricante de pneus, foi multada pelas autoridades norte-americanas por ter pago subornos a funcionários do Estado e de empresas privadas em Angola e no Quénia.
A notícia foi avançada pela rádio Voz da América (VOA), a qual adianta que a Goodyear aceitou pagar 16 milhões de dólares (14,1 milhões de euros) à Securities Exchange Comission (SEC), supervisor do mercado de capitais norte-americano, pela prática de subornos das suas subsidiárias em Angola e no Quénia.
Em Angola foram subornados empregados da Sonangol, Empresa de Distribuição de Energia de Luanda, Serviço Nacional de Alfândegas, companhia de diamantes da Catoca, a construtora Engevia, a Unicargas e ainda a empresa mineira russa, Alrosa, adianta a VOA. O montante que a Goodyear pagou em subornos em Angola e no Quénia é desconhecido.

A Goodyear, segundo a rádio norte-americana, comunicou que ela própria tinha iniciado uma investigação sobre este caso, após ter recebido informações confidenciais sobre pagamentos ilícitos efectuados em 2011. Em paralelo, anunciou que está em processo de venda dos seus negócios em Angola.   
No ranking da Transparência Internacional relativo à corrupção Angola ocupa a 161ª posição entre 175 países. Já o Quénia ocupa o 145º lugar. “” – FONTE : JORNAL  DE  NEGÓCIOS

Sem comentários: