Translate

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Setor das águas Centro angolano de formação financiado pela União Europeia



“”(…)  De acordo com informação enviada hoje à Lusa pelas delegações de Luanda da União Europeia (UE) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) - outro dos parceiros do projeto -, este centro já está a ser construído em Ongazanga, nos arredores da capital angolana.
"O projeto é encabeçado pelo Governo de Angola, que tem desenvolvido diferentes ações no sentido de garantir o acesso à água potável pelas populações, particularmente as mais vulneráveis", refere a mesma informação.
A construção do Centro de Formação Profissional do Setor de Águas conta com um financiamento comunitário de 6 milhões de euros, enquanto o Governo de Angola contribui com 4,17 milhões de euros, o Banco Mundial com 1,5 milhões de euros e a UNICEF com 130 mil euros.

Paralelamente, a UE e a UNICEF assinam na quinta-feira, em Luanda, um acordo para apoiar o Governo angolano, no valor de mais 830 mil euros, para instituir este centro, o qual garantirá a "preparação de técnicos qualificados e capacitados para darem respostas as necessidades prementes no setor das águas, contribuindo para a redução de mortes por doenças de origem hídrica em Angola".
De acordo com as duas entidades internacionais, a implementação das ações inseridas no acordo terá impactos de âmbito nacional no desenvolvimento de competências e capacidades no setor desde a monitorização da qualidade, à operação, manutenção e gestão de sistemas de água, passando pela planificação e gestão de recursos hídricos ou a mobilização social para mudança de comportamentos.
Apesar de possuir vastos recursos em termos de água, a rede de abastecimento potável em Angola cobre ainda uma reduzida parte da população, que se cifra em 24,3 milhões de pessoas. “” – FONTE :  NOTÍCIAS  AO  MINUTO

Sem comentários: