Translate

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

"Swiss Leaks" regista 31 clientes de Angola com quase 37 milhões de dólares no HSBC



“”(…)  Na página internet do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), Angola surge no 126.º lugar na lista de países ordenada por montante depositado na filial helvética do HSBC.
A página precisa que "a maior soma associada a um cliente ligado a Angola é de 8,9 milhões de dólares", sem indicar o nome da pessoa.
O projeto "Swiss Leaks" é baseado numa investigação feita por 86 jornalistas do mundo inteiro, coordenados pelo ICIJ, que analisaram quase 60 mil ficheiros com os detalhes de mais de 100 mil clientes e das suas contas bancárias no HSBC, tendo como base as revelações do informático franco-italiano Hervé Falciani.
Num artigo publicado, esta terça-feira, no "Le Monde", Sylvain Besson, jornalista do diário suíço "Le Temps", cita o nome de Tatiana Regan Kukanova, "a primeira esposa do presidente (José Eduardo) Dos Santos" que teria tido 4,5 milhões de dólares na conta pessoal do HSBC entre 2006-2007.

"Os documentos extraídos do banco confirmam a parceria entre Omega e Lev Leviev na Welox, a estrutura que gozava de laços preferenciais com o poder angolano. A companhia estava associada à exportação de diamantes com uma empresa offshore controlada pela primeira esposa do presidente Dos Santos, Tatiana Regan Kukanova. A sua conta pessoal no HSCB teve mais de 4,5 milhões de dólares entre 2006-2007", escreve o jornalista.
Na página do ICIJ, num artigo intitulado "Gigante bancário HSBC abrigou dinheiro obscuro ligado a ditadores e traficantes de armas", Angola e a empresa Omega voltam a ser mencionadas no capítulo intitulado "comerciantes de diamantes". “” – FONTE : JN

Sem comentários: