Translate

Número total de visualizações de páginas

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Surto de raiva em Luanda provoca 18 mortos desde o início do ano



“”(…)  Um novo surto de raiva em Luanda provocou a morte de 18 pessoas, entre 7.000 casos de mordeduras, desde o início deste ano, revelaram hoje as autoridades sanitárias da província.
Segundo dados da Direção Provincial de Saúde de Luanda, citados hoje pela rádio pública angolana, as vítimas são maioritariamente crianças.
Para fazer face à situação, está prevista a realização de uma campanha de vacinação e de recolha de animais das ruas da capital angolana.
O ministro da Saúde de Angola, José Van-Dúnem explicou, em declarações emitidas pela emissora estatal, que a intervenção de diferentes órgãos ministeriais para o combate à doença tem passado pela "qualidade da resposta".

Por sua vez, o ministro da Agricultura, Pedro Canga, referiu que estão a ser preparadas condições para a realização de uma campanha abrangente de vacinação e sensibilização das pessoas, em que se pretende igualmente recolher das ruas cerca de 18.000 animais.
"Vamos reforçar o trabalho, aumentando o número de técnicos e vamos ver se conseguimos atingir uma vacinação superior a 80%", disse o governante angolano.
A preocupação com a situação da raiva já tem sido manifestada há algum tempo pelas autoridades sanitárias locais, que têm relatado nos últimos dias o aumento semanal de casos de mordeduras, sobretudo de cães.
Entre finais de 2008 e meados de 2009, um surto de raiva que assolou a capital angolana vitimou mais de 100 pessoas, na sua maioria crianças. “” – FONTE : DN

Sem comentários: