Translate

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Dados Crédito concedido pela banca angolana sobe para 41,8 mil milhões



“”(…)  De acordo com o relatório do banco central angolano sobre o crédito interno, a que a Lusa teve hoje acesso, este volume, equivalente a 5,149 biliões de kwanzas, envolve empréstimos ao Estado, a empresas públicas e ao setor privado.
Este volume de crédito compara com os 5,048 biliões de kwanzas (41 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) de outubro.
O crédito negociado pela banca angolana cresce consecutivamente pelo menos desde dezembro de 2013, mês em que o volume total concedido se cifrou em 4,127 biliões de kwanzas (33,5 mil milhões de euros, taxa de câmbio atual).
O total do crédito concedido pela banca ao Estado angolano cifrava-se em novembro em cerca de 1,719 biliões de kwanzas (13,9 mil milhões de euros), enquanto o setor empresarial público tinha empréstimos a rondar os 68,3 mil milhões de kwanzas (555 milhões de euros).

Ainda segundo este relatório do BNA, o crédito atribuído ao setor privado liderava no mesmo mês, com mais de 3,212 biliões de kwanzas (26,1 mil milhões de euros), atingindo igualmente o valor mais alto do último ano.
O mesmo relatório não identifica o volume de crédito malparado no sistema bancário angolano. Contudo, um estudo apresentado em outubro último pela consultora KPMG identificava que o volume de crédito vencido nas 24 instituições bancárias angolanas analisadas voltou a registar um aumento em 2013, de 31,9 por cento, em termos homólogos.
No final daquele ano, o total vencido do crédito concedido situava-se em 8%, enquanto em 2012 era de 6,83%.
"É inevitável que o aumento do crédito que se tem vindo a verificar nos últimos anos possa também conduzir a um aumento do crédito vencido. É a lógica da vida", apontou, na altura, em Luanda, o responsável pela KPMG, Vítor Ribeirinho. “” – FONTE :  NOTÍCIAS  AO MINUTO

Sem comentários: