Translate

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Isabel Almeida. Dinheiro da linha de crédito a Angola ficava em Portugal por instrução do BESA



 “”(…)  A ex-diretora financeira do BES responde à afirmação de Álvaro Sobrinho, ex-presidente do BES Angola, de que o dinheiro do financiamento do BES ao BESA não chegou a sair de Portugal
O financiamento do BES ao BES Angola (BESA) processava-se através de operações do mercado monetário, efetuadas pela sala de mercados do BES, e confirmadas por mensagens SWIFT, isto é, com código de segurança, indicou esta manhã Isabel Almeida, ex-diretora financeira do BES, na comissão parlamentar de inquérito ao colapso do banco.

"Todas essas operações são assim uma obrigação contratualmente tomada pelo BESA", afirmou Isabel Almeida, contrariando a afirmação de Álvaro Sobrinho, ex-presidente do BESA, na sua anterior passagem pela mesma comissão de inquérito.
Sobre a afirmação de Sobrinho de que o dinheiro não chegou a sair de Portugal, Isabel Almeida salientou que "o BESA dava indicação à sala de mercados do BES para colocar esses valores na própria conta do BESA junto do BES". E reforçou: "O dinheiro era colocado nessa conta por instrução do BESA". Ou seja, o dinheiro ficava na conta que a subsidiária angonala tinha no BES, para posteriormente usar como entendesse.
A partir daí já não havia intervenção do departamento financeiro do BES, mas sim do departamento internacional. "Imagino que depois onde era colocado o dinheiro resultava também de instruções do BESA", afirmou. “” – FONTE : EXPRESSO

Sem comentários: