Translate

Número total de visualizações de páginas

sábado, 6 de setembro de 2014

A “LUPA” Nrº 10 – O FUNDO da “ Família SOBERANA “ de Angola



O que é do conhecimento geral, é a existência do Fundo Soberano de Angola ( antigo Fundo Petrolífero ) com a abreviatura FSDEA, criado por Decreto Presidencial Nº 89/13 de 19 de Junho e que uns dias depois, surge o Decreto Presidencial nº 92/13 de 21 de Junho, que exonera José Filomeno de Sousa dos Santos do Cargo de Administrador do Fundo Petrolífero e nomeia o seu filho para Presidente do Conselho da Administração do Fundo Soberano de Angola.

Mas o que é também importante saber, é que o POVO ANGOLANO de acordo com a nossa Constituição de 2010, no nº1 do artigo 3º outorga o seguinte: « A soberania, una e indivisível, pertence ao povo… »; ou seja, a SOBERANIA EM ANGOLA pertence ao POVO ANGOLANO e não a uma FAMÍLIA!
Sabe-se também que o Executivo Angolano dotou o FSDEA do montante de 5 mil milhões de dólares ( … é mesmo muito dinheiro… ), como aliás já estava previsto desde a Constituição deste Fundo.

E o que fará o FSDEA com CINCO BILIÕES de USD…?

- Vai desenvolver a sua carteira de investimentos com maximização dos retornos a longo prazo e o desenvolvimento de infraestruturas comerciais, em mercados mais maduros, nos ramos da infraestrutura, agricultura, mineração e imobiliário, nos mercados fronteiriços da África Subsaariana.

E o mercado Angolano como fica ?!.... é que a nossa fruta e outros produtos agrícolas continuam a apodrecer (.. de tanto MADUROS que ficam ) onde são cultivados, pelas camponesas angolanas, que o Titular do Poder Executivo muito gosta de referir, e que o PAPAGRO continua a não escoar a maioria da nossa produção agrícola até ao mercado, apesar de tanta «propaganda» nesse sentido.

Por isso, haverá muitas dúvidas que o FSDEA venha a investir com dedicação no mercado Angolano, nem que seja, alinhado com o Plano Nacional de Desenvolvimento até 2017, acarinhado pelo Titular do Poder Executivo.

Se o POVO é SOBERANO em Angola,… o tal Fundo, deixa dúvidas!

Sem comentários: