Translate

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Banco BIC financia Estado angolano em quase 240 milhões de euros



“”(…)  O financiamento será feito "considerando a necessidade de se implementar os projetos integrados no Programa de Investimento Público do exercício corrente, com vista à concretização da política de investimento para o desenvolvimento económico e social do país", lê-se no texto da autorização.
O acordo de financiamento junto do Banco Internacional de Crédito (BIC) prevê a obtenção de um montante de 30 mil milhões de kwanzas (quase 240 milhões de euros).
O executivo angolano tem vindo a assinar nos últimos meses vários contratos de financiamento para a realização de obras e investimentos no país. Estes financiamentos coincidem com as quebras nas receitas fiscais da exportação de petróleo, que por si só valem cerca de dois terços da receita total.
Um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) de 05 de setembro estima um défice nas contas públicas angolanas, para este ano, a rondar os quatro por cento do Produto Interno Bruto, o que acontecerá pela primeira vez desde 2010.
O FMI reafirma ainda uma previsão de crescimento de 3,9% em 2014, revista em baixa e que compara com os 5,9% do ano anterior, justificada com uma "quebra temporária" na produção de petróleo e a "desaceleração" do setor agrícola.
A exportação de petróleo, segundo dados do Ministério das Finanças consultados pela Lusa, rendeu a Angola, entre janeiro e julho, cerca de 13,4 mil milhões de euros, o que representa uma diminuição de 3,3 mil milhões face ao mesmo período de 2013.
O petróleo representa a quase totalidade das exportações de Angola, o segundo maior produtor da África subsaariana, atrás da Nigéria.”” – FONTE : NOTÍCIAS  AO MINUTO

Sem comentários: