Translate

Número total de visualizações de páginas

sábado, 6 de setembro de 2014

Investidores de Angola regressam à Guiné-Bissau



“”(…)  A cooperação entre Luanda e Bissau ganhou um maior impulso com a tomada de posse das novas autoridades políticas guineenses. O que se aplica em especial à implantação de alguns aspectos do intercâmbio econômico no setor mineiro. É o caso da exploração de bauxite, um dos principais minérios existentes no subsolo da Guiné-Bissau.

Em entrevista à DW África Bernardo Campos, presidente da empresa Bauxite Angola, afirma que apenas se solicita às novas autoridades guineenses a garantia da estabilidade político-militar. A redução das atividades acrescentou: “Tem apenas a ver com a estabilidade que não havia. Agora sim, desenha-se um quadro de estabilidade política”. Como disse ainda Bernardo Campos, só numa situação de estabilidade política “é possível fazer investimentos de grande monta”.

Empreendimentos para servir toda a região

A empresa Bauxite Angola planeia investir na Guiné-Bissau o equivalente a mais de 385 milhões de euros no relançamento da exploração das minas de bauxite de Madina de Boé, região de Gabu, no leste do país. Bernardo Campos especifica: “Os investimentos que nós devemos fazer para o porto, caminhos de ferro, estradas e até a própria mina, poderão ser até superiores a esta cifra”.

O investidor angolano acrescenta: “Estamos a falar de investimentos intensivos que poderão alavancar a economia nacional”. Assim, por exemplo, o porto não deverá ser apenas mineiro, mas ter também um terminal comercial “para atender ás necessidades de outros países, como o Mali, um país sem saída para o mar, e também permitir a viabilidade dos projetos mineiros das proximidades” E o responsável remata: “Trata-se de empreendimentos de dimensão regional”. “” – FONTE : DW África

Sem comentários: